Lembram-se de abordarmos, na primeira publicação, a coordenação mão-olho?

Nesta fase de exploração será uma mais valia! E porquê? Uma exploração rica dos brinquedos é um processo importante para o desenvolvimento da alimentação e da fala. Mas porquê esta comparação? Será por volta dos 3/4 meses que o bebé inicia o interesse por brinquedos, inicia-se uma relação com os objetos à volta dele, ele vê, toca, pega e põe na boca (a maior parte das vezes) e é nesta fase que aprendem sobre diversas texturas, tamanhos, formas… há uma descoberta enorme de sensações pelo toque e pela boca que lhe oferece conforto e organização para iniciar a introdução alimentar.

Posteriormente, durante a introdução alimentar, é importante continuar a estimular este contacto mãos-alimento, sem esquecer a importância da evolução das texturas oferecidas. Recomenda-se o aumento progressivo da consistência e introduzir texturas grumosas e semi-sólidas o mais cedo possível – idealmente, até aos 9 meses.

Podemos e devemos criar um ambiente propício para que o bebé tenha curiosidade nos alimentos e se inicie a exploração para que, posteriormente, tenha interesse em experimentar e comer. Por vezes, é um processo que pode demorar um bocadinho, porque antes de comer o bebé passa por algumas etapas importantes: olhar, tocar, cheirar, pegar, provar e só depois o comer.

Ana Rita Sousa (Nutricionista) e Joana Fernandes (Fisioterapeuta Pediátrica)

Sugestão de Leitura: “Posição sentado na cadeira: Quando e porquê?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉