O que é?
A varicela é uma infeção que causa erupção cutânea associada a prurido (“comichão” na pele). É causada pelo vírus varicela-zoster. Este vírus pode permanecer no corpo durante anos e posteriormente causar uma erupção cutânea dolorosa conhecida como “zona”.
Quais são os sintomas associados à varicela?
- Febre
- Sensação de estar doente
- Dor de garganta
- Diminuição do apetite
Cerca de um dia após o início destes sintomas, a erupção da varicela aparece. Inicia-se com o aparecimento de pequenas pápulas que geralmente provocam prurido. Essas pápulas enchem-se com um conteúdo líquido e depois rebentam. Depois disso, a erupção seca e forma uma crosta. Novas pápulas podem aparecer em diferentes partes do corpo ao longo de vários dias. Os sintomas duram cerca de uma semana.
A varicela é contagiosa?
Sim! A sua criança não deve regressar ao infantário ou escola até que todas as lesões estejam em crosta (aproximadamente 1 semana). Deve evitar o contacto com grávidas, principalmente se estas nunca tiveram varicela.
Como tratar?
A maioria das crianças saudáveis recupera de forma espontânea da varicela sem complicações e sem precisar de tratamento. No entanto, crianças mais velhas ou com alterações do sistema imunitário podem ter mais sintomas e complicações, podendo ser necessário serem medicadas com um antiviral.
O que fazer para aliviar os sintomas?
- Tomar banho diário com água tépida e solução de banho que alivie a “comichão”.
- Aplicar um desinfetante cutâneo nas lesões mais inflamadas.
- Em caso de febre, administrar paracetamol (e não ibuprofeno ou aspirina).
- Oferecer mais líquidos, principalmente se tiver febre.
- Respeitar a falta de apetite própria da doença.
- Cortar e limpar bem as unhas para evitar infeção ao coçar.
- Administrar um medicamento para controlar a comichão, se necessário.
Andreia Ribeiro
Médica Pediatra